somos os mesmos e vivemos

Padrão

a gente passa anos achando que ainda tem muito tempo até chegar a ser “velho”. eu mesma achava que demoraria a vida inteira pra chegar aos 30 (sendo 30, claro, o símbolo da chegada ao “velho”, quando se tem 20). pois meus 30 tão aí batendo na porta, e eu continuo brigando com/contra a idéia de que ainda tenho muito tempo pra muita coisa na vida.

mas o que eu queria dizer era que eu nunca achei que um momento assim, pinçado no meio dos dias, fotografado de forma claríssima, poderia ser a certidão – selada, carimbada e assinada – de que você já não pertence mais ao mundo “jovem”. sempre me pareceu que seria um processo gradual, de modo que a gente jamais conseguisse apontar o dedo pra dizer “olha, foi precisamente ali que eu percebi que já tinha dobrado a esquina”.

bem, eu me lembro quando meu pai tinha trinta e poucos. me parecia um bocado, ele sendo meu pai todo onipotente. lembro da minha mãe me esperando na saída das festas pra me levar pra casa, e ela também tinha trinta e poucos. mas foi sexta-feira passada, dia 18 de setembro de 2009 – vejam bem, foi exatamente naquela noite – que eu finalmente entendi que já tinha chegado minha vez de ter trinta. e que daqui a pouquíssimos anos serei eu lá, em pé, esperando minha enteada sair do show do beirut de então pra levá-la pra casa.

pela primeira vez na vida, olhei em volta e vi os outros não como meus pares, “minha galera no show de rock”, mas exatamente com o mesmo ar enfadado, crítico, paternalista e velho com que os “adultos” tinham me olhado por toda a minha adolescência. descoberta da década: eu tinha saltado de geração.

Deixe um comentário

