divã

Padrão

qual o propósito de se fazer terapia? digo, para além de resoluções emsimesmáticas e existenciais, o que é que um analista/terapeuta/psicólogo quer de você? o que ele espera quando você chega lá? que tipo de reação do paciente é, para eles, um prêmio a ser perseguido? uma realização profissional?

geralmente se pensa que é aquele momento em que o paciente diz que entende o problema. mas entender, depois de um tempo, fica fácil demais. e não dá pra você chegar lá e dizer “doutor, estou curado porque já sei o que tem de errado comigo, já sei o que me dói”.

mas hoje acho que encontrei a resposta: o objetivo é você chegar lá, falar falar falar, se debater sobre o que falou por anos a fio, em idas e vindas, tempos e contratempos, pra um belo dia dizer “sim, reconheço o problema, mas hoje ele não representa mais um problema para mim… eu consegui entendê-lo E vivê-lo E superá-lo. isso não me dói mais tanto assim”. é um nível diferente de compreensão, que reclama não só o perceber a existência da dificuldade, mas também (o que é mais difícil) o deixar que o mal se cure sozinho, esó aí então notar que já não há mais nada a ser feito: o nó se desatou.

se eu estiver certa, tanto eu quanto a minha terapeuta teremos um ótimo natal.

Anúncios

Uma resposta »

  1. nossa. deve ser isso.
    faço análise e vivo tentando entender. já falei dos assuntos algumas vezes, entendi e sempre acho que não resolve. mas sim, acho que é essa questão mesmo. de continuar falando, falando, vivendo, falando até não se afetar como antes.
    não tinha pensado nisso. legal!
    bjo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s