divã

Padrão

qual o propósito de se fazer terapia? digo, para além de resoluções emsimesmáticas e existenciais, o que é que um analista/terapeuta/psicólogo quer de você? o que ele espera quando você chega lá? que tipo de reação do paciente é, para eles, um prêmio a ser perseguido? uma realização profissional?

geralmente se pensa que é aquele momento em que o paciente diz que entende o problema. mas entender, depois de um tempo, fica fácil demais. e não dá pra você chegar lá e dizer “doutor, estou curado porque já sei o que tem de errado comigo, já sei o que me dói”.

mas hoje acho que encontrei a resposta: o objetivo é você chegar lá, falar falar falar, se debater sobre o que falou por anos a fio, em idas e vindas, tempos e contratempos, pra um belo dia dizer “sim, reconheço o problema, mas hoje ele não representa mais um problema para mim… eu consegui entendê-lo E vivê-lo E superá-lo. isso não me dói mais tanto assim”. é um nível diferente de compreensão, que reclama não só o perceber a existência da dificuldade, mas também (o que é mais difícil) o deixar que o mal se cure sozinho, esó aí então notar que já não há mais nada a ser feito: o nó se desatou.

se eu estiver certa, tanto eu quanto a minha terapeuta teremos um ótimo natal.

Uma resposta »

  1. nossa. deve ser isso.
    faço análise e vivo tentando entender. já falei dos assuntos algumas vezes, entendi e sempre acho que não resolve. mas sim, acho que é essa questão mesmo. de continuar falando, falando, vivendo, falando até não se afetar como antes.
    não tinha pensado nisso. legal!
    bjo.

Deixe um comentário

