sendo mãe não sendo mãe

Padrão

é muito difícil ser mãe. e eu, que nem sou nada, que o diga.

minha mãe dizia que ser mãe só tem sentido com uma palavra: doação. entendo agora o que ela queria dizer.  nunca levei muito a sério planos de maternidade, em parte porque sempre achei que me faltava/falta/faltaria esse estado assim tão sublime de alma, esse manto de perfeição e infalibilidade que cobre o parir/criar um filho. eu não saberia ser assim tão responsável por alguém. fatalmente acabaria esquecendo a hora do remédio, tomaria uma decisão errada, não teria o equilíbrio emocional que a função demanda. faltaria-me paciência e humildade. meu filho espelharia as minhas próprias faltas, e, afinal, pra que perpetuá-las?

até que comecei a me sentir responsável, mesmo não sendo mãe. até que comecei a lembrar dos remédios, de respirar fundo, de contar até dez, mesmo não sendo mãe. comecei a tomar decisões certas e erradas, a conversar sobre elas, a questioná-las, mesmo não sendo mãe. comecei a abrir mão de programas noturnos, pra não deixar as crianças sozinhas. comecei a abrir mão de horas de estudo, pra não parecer às crianças que não estou envolvida nas atividades deles. comecei a ter dúvidas, passei a querer ensinar, passei a ter raiva, a me frustrar. mesmo não sendo mãe. foi aí que entendi o que minha mamãe dizia: da doação não se espera retorno, você faz porque acha que é o certo a fazer.

e, mesmo em pânico, comecei a achar que não seria uma mãe tão ruim assim. simplesmente entendi que todas as mães, e até as não-mães, erram pra cacete, mas sempre querem acertar.

»

Deixe um comentário

